quinta-feira, 24 de março de 2011

Linux X Windows

Ja trabalho a muitos anos com informática, desde os primórdios, qdo a gente somente tinha o Ms-dos pra poder utilizar e não tinha nem internet, nem google, pra fazer pesquisas, muito menos computadores em casa, que chegavam a valem o preço de um carro popular da época.

Desde então as coisas mudaram, o Windows surgiu e com ele os mouses, sistemas multimidia, monitores coloridos, problemas, travamentos, etc etc, mas junto com tudo isso surgiu a facilidade de uso, e com isso os preços dos equipamentod de informatica, cairam muito, alias despencaram.


Mas talvez vocês estejam se perguntando: mas esse post nao era sobre o Linux e o Windows? Sim , é sim.

O Windows surgiu em 1990 com uma versão chamada Windows 3.0, mas ele ainda rodava sob a tutela do Ms-Dos, tanto que para entrar no Windows, tinhamos que digitar WIN , no prompt de comando do DOS (aquele mesmo c:/>).

Depois vieram outras versões do Windows, como a 3.1, 3.11 for workgroups (primeira versão para se criar uma rede de computadores como é conhecida hoje). Todos ainda rodando sob o DOS.

Aí logo mais foi lançado o Windows 95, com a sua barra de tarefas, mudando completamente a forma de se usar um computador, icones ganharam a funcionalidade de programas, apareceu o painel de controle de uma forma mais organizada, e um sistma chamado plug and play ( ligue e use - tradução livre ) , mas que logo foi apelidado pelos técnicos de informática como plug and PRAY ( ligue e reze ), devido a grande incompatibilidade entre os drivers das placas de videos e periféricos.

Alguns meses depois a Microsoft, lançou uma versão melhorada do Windows 95 a OSR2, que melhorou e muito a compatiblidade dos drivers e periféricos.

Devido a facilidade de uso, o Windows logo se popularizou no mundo todo, onde cerca de 90% dos computadores do mundo todo usam o Windows em alguma de suas inumeras versões (piratas ou legais).

Em 1998 o Windows 98 foi lançado no dia 12 de junho e foi um sucesso de vendas e utilização, mas com ele vieram algums problemas de incompatiblidade. O lançamento do 98 foi precedido por uma notável demonstração à imprensa durante a Condex em Abril de 1998. O CEO da Microsoft Bill Gates estava destacando a facilidade de uso do sistema e seu suporte aprimorado a equipamentos "ligar e usar" (PnP (em inglês)). No entanto, quando um scanner foi conectado, durante a tentativa de instalação o sistema sofreu um crash, exibindo uma BSOD(Tela Azul da Morte). Bill Gates então comentou que "this must be why we're not shipping Windows 98 yet." ("esse deve ser o porquê de não estarmos distribuindo o Windows 98 ainda.") O vídeo deste evento se tornou um popular Internet meme

Num próximo  post, vou falar mais um pouco sobre o Windows e Linux, Depois farei as comparações entre ambos..

Nenhum comentário: